Do Brasil para o mundo

Começa hoje as 11 da manhã a II Bienal Brasileira de Design que acontece entre os dias 8/10 e 5/11, de terça a domingo, das 09 as 18 horas com entrada franca, no Museu Nacional em Brasília – Brasil. Vale a pena destacar as palestras e discussões do Design Inovation Labs que acontecerão de 21 a 24/10.

Consulte a programação.

Texto extraído do site da bienal.

O Brasil começou bem. Já na primeira edição da Bienal Brasileira de Design abriu-se um rico processo de valorização do design nacional. Realizada em 2006 no edifício da Oca, no Parque Ibirapuera, em São Paulo, o evento foi um sucesso de público com mais de trinta e cinco mil visitantes e com grande repercussão na mídia, inclusive em importantes veículos internacionais, cumprindo assim a sua missão de difundir a produção brasileira de design e se apresentar como uma das agendas mais significativas do design nacional. Nesta segunda edição do evento o sucesso será ainda maior, pois design e tecnologia estarão unidos com o que há de mais expressivo no Brasil.

O design industrial voltado à produção em grande escala será o foco da II Bienal Brasileira de Design. Ele pode ser facilmente localizado na indústria de automóveis, na de autopeças e de máquinas agrícolas; na indústria aeronáutica e na de equipamentos hospitalares, apenas para mencionar alguns setores nos quais o design brasileiro se manifesta com qualidade, inovação e já se faz presente no mercado internacional.

O Brasil possui um parque industrial diversificado e mão de obra especializada. País populoso, representa em si mesmo um grande mercado cobiçado pelo mundo todo. Neste contexto a II Bienal Brasileira de Design contará com a participação de diversos setores industriais, sem deixar de lado os valores estéticos e culturais dos produtos que apresenta. Basicamente serão contemplados projetos com inovação tecnológica, concebidos para sistemas de produção de grande porte; produtos que propõem mudanças nos modos de produção e de consumo atuais, apontando para uma nova ordem mundial e que garantam sustentabilidade. Ainda estarão representados produtos voltados para a pequena e média escala de produção, sempre com grande qualidade de projeto e de execução; serão expostos também o design brasileiro de jóias e o design artesanal, sobretudo aquele de forte expressão social e valor cultural.

A realização desta II Bienal busca a melhoria e o fortalecimento da imagem do produto nacional, tanto internamente quanto nas esferas internacionais. Para delinear os caminhos da inovação e da competitividade serão realizadas, além das exposições principais, ações como o Design Innovation Labs e o Design Week Brasil. Acompanhe a programação completa e participe.

~ por Coris em 8 de outubro de 2008.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: