Nokia lidera novo ranking do Guia dos Eletrônicos Verdes

Greenpeace

Amsterdã, Holanda — Nona edição revela que cinco marcas líderes de mercado estão fazendo progressos significativos para tornar seus produtos mais verdes.

Graças às melhoras que promoveu em seu programa de reciclagem de lixo eletrônico na Índia, a Nokia reconquistou a liderança do ranking do Guia de Eletrônicos Verdes do Greenpeace, que teve sua nona edição lançada nesta terça-feira. A empresa líder no mercado de celulares marcou sete pontos em 10 possíveis. A última vez que ela esteve no topo do ranking foi na quinta edição do Guia, em setembro de 2007.

Na edição anterior, de junho de 2008, a Nokia estava em terceiro lugar, atrás das líderes Sony e Sony Ericsson. Hoje, essas duas últimas estão em quarto e quinto lugar, ambas com 5,3 pontos.

“A maior parte das marcas está respondendo bem aos critérios mais rígidos do Guia de Eletrônicos Verdes do Greenpeace em relação a programas de reciclagem e ao uso de substâncias tóxicas nos aparelhos, além do novo critério de energia. Os principais pontuadores no critério de eficiência energética são a Apple, Nokia, Sony Ericsson e Samsung. A Toshiba é outro bom exemplo, tendo melhorado sua política em relação ao clima”, afirma Iza Kruszewska, da campanha de tóxicos do Greenpeace International.

A Fujitsu Siemens Computers pulou para o terceiro lugar no ranking – estava em 15o. na edição passada, de junho -, com 5,5 pontos. A empresa finalmente estabeleceu 2010 como data limite para eliminar o PVC e todos os retardantes de chamas a base de brominato (BFR, na sigla em inglês) de sua linha de produtos.

Até agora, nenhuma empresa conseguiu produzir um computador livre de retardantes e PVC. Algumas lançaram recentemente novos produtos com quantidades reduzidas dessas substâncias. Na semana passada, Steve Jobs anunciou a nova linha de iPods da Apple livres de PVC, mercúrio e retardantes de chamas.

“Vemos isso tudo como um passo positivo da Apple rumo ao seu compromisso para eliminar essas substâncias tóxicas de todos os seus produtos até o final de 2008. Estamos desapontados com a obsolescência embutida dos novos iPods – os altos custos de reposição das baterias encorajam a compra de um novo aparelho”, avalia Kruszewska.

A Philips é uma das empresas com a menor pontuação em reciclagem e lixo eletrônico, ficando na 12a. posição com 4,3 pontos. Na lanterna do ranking está a Nintendo, com 0,8 pontos.

~ por Coris em 23 de setembro de 2008.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: